DICAS CULINÁRIAS - SOPA DE MACARRÃO E FEIJÃO ITALIANA
Receita de Pasta e Fagioli - Sopa de Macarrão e Feijão Italiana
A Receita de Pasta e Fagioli (ou Sopa de Macarrão e Feijão Italiana) é uma tradicional receita italiana e muito fácil de preparar. É aquele tipo de sopa para quando você realmente pensar em colocar tudo na panela, principalmente o que está em sua geladeira e pode ser reaproveitado. A receita de Pasta e Fagioli ficou muito popular por ser conhecida com uma sopa de famílias muito humildes que, comumente, adicionavam o que tinham em casa no preparo: pedaços de carne, legumes, tubérculos, macarrão e, inclusive, o feijão. Todos os ingredientes cozinham em um caldo enriquecido com tomates e temperos e que resultam em uma sopa forte, quente, completa e que confere um sabor inesquecível, de terras italianas para seu prato. Experimente a receita de Pasta e Fagioli!
Ingredientes:
- 2 cebolas grandes
- 6 dentes de alho
- 2 cenouras médias
- 1 alho-poró
- 4 colheres (sopa) de óleo
- meia xícara (chá) de bacon em cubos
- 2 linguiças defumadas picadas (pode ser a de sua preferência)
- 400g de lombo de porco defumado dessalgado, em pedaços médios
- 1 lata de tomate pelado
- 500g de feijão branco (deixado de molho por 24h)
- 2 tabletes de Caldo de Carne MAGGI®
- 300g de abóbora picada em cubos médios
- 300g de batata-doce picada em cubos médios
- 4 folhas de louro
- 500g de macarrão de sua preferência
- meio maço de couve-manteiga lavada
Modo de Preparo:
Em um triturador, comece triturando a cebola, o olho, a cenoura e o alho-poró muito bem e reserve.
Em seguida, em uma panela de pressão grande aqueça o óleo em fogo médio e deixei que fique bem quente. Adicione os ingredientes triturados reservados e refogue muito bem em fogo baixo até que fiquem dourados (cerca de 8 minutos).
Adicione o bacon picado e refogue também até dourar, mexendo sempre. Caso grude um pouco no fundo, não tem problema, pois o caldo vai soltar todos os ingredientes e isso inclusive trará mais sabor na sua sopa.
Adicione as linguiças e refogue. Em seguida, faça o mesmo com o lombo. É importante que todas as carnes estejam bem refogadas.
Adicione a lata de tomate-pelado e esprema os tomates com a colher ou espátula para que soltem mais suco, misturando tudo muito bem.
Em seguida, adicione o feijão escorrido que deixou de molho e misture com delicadeza para não quebrar os grãos. Agora é hora de entrar com a abóbora, a batata-doce, misturando tudo também.
Cubra tudo com água morna, não passando de 3/4 do total de sua panela de pressão por questão de segurança (por isso a importância de utilizar uma panela grande). Adicione os dois cubos de Caldo de Carne MAGGI (pode esfarelar com os dedos), as folhas de louro, misture e tampe a panela muito bem para que pegue pressão.
Após pegar pressão, conte de 5 a 8 minutos apenas para que as carnes, o feijão e os legumes cozinhem levemente. Após esse tempo, desligue o fogo, espere a pressão sair por completo e só então abra a panela para verificar a textura dos alimentos.
Estando tudo na textura desejada, acenda o fogo novamente no alto e adicione o macarrão quando o caldo estiver fervendo. Deixei que ele cozinhe até ficar al dente e, por último, adicione as folhas de couve sem os talos centrais, rasgando as folhas mesmo com as mãos.
Misture tudo novamente, experimente e, se desejar, acerte o sal. Sirva ainda quente com um fio de azeite e fatias de pão ou queijo ralado.

Comentários
Postar um comentário